Renovação parque tecnológico de Sorocaba



Localização: Sorocaba – SP, Brasil

Ano: 2018

Arquitetura: Mode.ST.Arquitetura



 O Parque Tecnológico de Sorocaba é um ambiente inovador e acelerador de desenvolvimento. O local reúne universidades e empresas que utilizam de sua infra - estrutura para desenvolver conexões, ideias e produtos a favor do desenvolvimento da região. Essa proposta de projeto busca melhorar a estética e o conforto do local já existente, com base na sustentabilidade e uso de novas tecnologias de materiais, temas bastante presentes na ideologia do parque.

 Para controlar a insolação na fachada frontal, o projeto conta com brises em madeira plástica ecológica, adequados a angulação dos azimutes das janelas e a carta solar de latitude 24° sul. Com eles, o sol do verão é controlado durante todo o dia, e o do inverno é penetrado para o interior dos ambientes. O material é resistente as condições externas de sol e chuva e também favorável ecologicamente, pois na sua fabricação são utilizados resíduos plásticos.

 No hall interior, foram empregados materiais sustentáveis que dialogam com a fachada e o exterior. Foram colocadas madeiras reflorestadas para o acabamento com iluminação eficiente em LED. A estética interna ainda valoriza muito a visualização do material original do projeto, que é o concreto. O uso do ambiente é flexível, o lugar pode ser um foyer ou uma área de exposição. As vigotas utilizadas auxiliam na fixação de peças de exposição.

 Para o exterior, o projeto conta com vegetação de espécies nativas brasileiras adaptadas ao clima de Sorocaba. Ela auxilia no sombreamento e na dispersão de aromas e cores para o local. Algumas das árvores foram posicionadas para enquadrar a visão da fachada logo na chegada do Parque Tecnológico.

 O projeto foi elaborado e enviado para o concurso Renova Parque Tecnológico Sorocaba.

Fale conosco por WhatsApp