Mobiliário urbano praça Lewandowski



Localização: Campinas – SP, Brasil

Ano: 2015

Arquitetura: Mode.ST.Arquitetura



 O projeto tem como finalidade qualificar a praça Lewandowski em um bairro de população de baixa renda na cidade de Campinas. Com isso, foram projetados mobiliários urbanos sustentáveis que mesclam a idéia da permanência e do lúdico, para uma utilização de qualidade do espaço público por parte dos moradores locais.

 O material pensado para fabricação do mobiliário é o PET injetável. No bairro existe uma cooperativa de reciclagem, que permite a reutilização do lixo para fabricação desse material. Com a idéia, é possível um desenvolvimento da região, gerando trabalho e reutilização do lixo local.

 As peças podem ser produzidas em larga escala, apresentam uma boa resistência, fácil montagem, e leveza de transporte. Podem também ser fabricadas em diversas cores. Os mobiliários propostos são o banco giratório, o kart de gravidade e os pergolados com balanço e com espreguiçadeira.

 O banco giratório apresenta uma forma orgânica de bumerangue de caráter de permanência e lúdico.

 O kart de gravidade foi pensado para utilização na declividade da praça, onde há pista própria. Seu desenho orgânico é também ergonômico para utilização de pessoas de todas as idades. Apresenta um pé regulável para conforto conforme a necessidade física do usuário.

  No projeto do pergolado, designou-se uma geometria que permite a passagem de luz e sombra, de forma agradável, através de seu formato leve e orgânico. Podem ser adaptados a ele, balanços e a espreguiçadeira de design ergonômico e contemporâneo.

 O projeto foi desenvolvido em ambiente acadêmico.

Fale conosco por WhatsApp